Limpar periodicamente a caixa d’água e manter o reservatório bem fechado são medidas que podem evitar doenças como a leptospirose, diarreia e a dengue. Segundo a Secretaria de Saúde de Minas Gerais, a higiene da caixa deve ser feita no mínimo duas vezes por ano, após reparos ou quando houver suspeita de contaminação. Para um controle mais adequado, é indicado que seja registrada a data da última limpeza do lado de fora da caixa.
“Além de limpar o reservatório, é imprescindível manter a caixa d'água fechada com tampa adequada, sem rachaduras, frestas ou desníveis que podem permitir vazamentos e infiltrações”, diz Cristina Santos, referência técnica da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde de Minas Gerais.
Segundo Cristina, em um reservatório mal fechado, a entrada de poeira, ratos e baratas, por exemplo, pode contaminar a água. A boa vedação impede ainda que o mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, deposite seus ovos na caixa d'água.
A Secretaria de Saúde alerta ainda sobre a necessidade de utilizar equipamentos adequados como botas e luvas durante a limpeza.
Conte com a Realiza Ambiental para realizar a limpeza de sua caixa d'água. Com um trabalho profissional, garantimos a sua segurança e saúde.