O poço artesiano é perfurado com o objetivo de captar a água que se encontra nos lençóis freáticos. Essa água armazenada nos aquíferos, que ficam no subsolo, está infiltrada em rochas e sedimentos, em grande profundidade. Em geral, é uma água com melhor qualidade física, química e biológica, protegida da contaminação humana, não sendo necessário tratamento para o consumo.
A palavra “artesiano” é originária da França — especificamente da cidade conhecida como Artois ou Artesia, onde foi criado o primeiro poço desse tipo — e denomina o fenômeno que faz com que a água do poço jorre do solo naturalmente, ou seja, sua própria pressão é suficiente para levá-la até a superfície, mantendo o equilíbrio do lençol subterrâneo.
Embora a nomenclatura date do século XII, mais especificamente no ano de 1126, quando foi criado um poço artesiano em Artesia, de acordo com a revista Superinteressante, há indícios de que os chineses faziam perfurações do gênero ainda em 5000 a.C.
Há ainda o termo popular “semiartesiano”, que diz respeito ao poço profundo, em que a água não é capaz de jorrar de forma independente, precisando de um bombeamento para que se obtenha determinado volume de água.
Ambos são conhecidos como “poço tubular profundo” e são obras de engenharia que obedecem a norma técnica NBR 12212 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Para entender melhor como um poço artesiano é construído, suas vantagens e como escolher a melhor motobomba para ajudar no processo, reunimos aqui algumas informações importantes.
Como deve ser a construção de um poço artesiano
O poço artesiano deve ser perfurado por máquinas e empresas especializadas, que devem ser cadastradas no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) e por responsáveis técnicos — geólogos ou engenheiros de minas — com atestado de capacidade técnica também certificada pelo CREA.
Depois de perfurado, o poço artesiano será revestido com tubos de aço para isolar a obra da camada superficial e evitar o desmoronamento e possíveis contaminações. O poço será reaberto se houver a necessidade de instalação de tubos de maior diâmetro ou para a instalação de filtro e pré-filtro. Ela ocorre para a colocação de novos tubos de revestimento em local mais profundo.
A próxima etapa é o desenvolvimento do poço feito pelo compressor ou pela bomba submersa — para retirar os resíduos e promover a passagem de maior volume de água. Depois disso, são feitas a cimentação e a laje de proteção sanitária para perfeito isolamento, além do teste de verificação de vazão, quando será coletada uma amostra da água para análise. Por fim são aplicados ainda os filtros e pré-filtros.
A estrutura do poço consiste basicamente no espaço para abrigar o equipamento de bombeamento e o conduto vertical, que levará a água do aquífero até a motobomba. A profundidade de um poço artesiano é bastante superior a dos comuns e o diâmetro é pequeno.
Fonte: http://blog.paraisodasbombas.com.br/o-que-e-preciso-para-construir-um-poco-artesiano/