Podemos tomar água da chuva?

Set2019

Por não ser potável, a água da chuva não deve ser ingerida, já que pode apresentar em sua constituição substâncias tóxicas e microrganismos.

Devemos tomar a água da chuva? A resposta para essa pergunta é que devemos evitar. Tomar a água da chuva não é uma das melhores escolhas por um único e simples motivo: ela é um líquido poluído, ou seja, apresenta substâncias tóxicas e poluentes, como ácidos, fuligem, bactérias e outros agentes infecciosos, os quais podem causar danos à saúde a médios ou em longo prazo.

Além desses ácidos, a água da chuva absorve outros gases, como o gás amônio, bem como poeira e outros materiais que ela encontra pela frente quando está caindo.

Você também deve estar se perguntando por que não podemos tomar a água da chuva se ela faz tão bem para as plantas. A grama fica tão verde após um período de chuvas, não é mesmo? Se as plantas crescem tão rápido, por que também não podemos beber dessa água?

A explicação para isso é que os vegetais não sofrem tanto com a presença dos poluentes e contaminantes presentes na chuva porque, ao cair no solo, a água é filtrada e só então é absorvida pelas raízes das plantas. Dessa forma, elas absorvem uma água com um grau de pureza bem maior.

As etapas básicas de tratamento a que a água deve ser submetidas são: filtragem (para retirada de material sólido), desinfecção (para a eliminação de microrganismos) e a fluoretação (adição de flúor para evitar cáries).

Publicado por: Diogo Lopes Dias em Química Ambiental

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/agua-chuva-potavel.htm

 


Fechar

Cadastre-se agora!Receba nossos informes e novidades

Digite seu E-mail:
Digite seu Nome:

ico
sair x

Bem Vindo ao FlexTool

Você está visualizando seu site em modo de edição.

Dica: o ícone representa edição de conteúdo. Clique no ícone caso deseje editar o conteúdo.