Por não ser potável, a água da chuva não deve ser ingerida, já que pode apresentar em sua constituição substâncias tóxicas e microrganismos.
Devemos tomar a água da chuva? A resposta para essa pergunta é que devemos evitar. Tomar a água da chuva não é uma das melhores escolhas por um único e simples motivo: ela é um líquido poluído, ou seja, apresenta substâncias tóxicas e poluentes, como ácidos, fuligem, bactérias e outros agentes infecciosos, os quais podem causar danos à saúde a médios ou em longo prazo.
Além desses ácidos, a água da chuva absorve outros gases, como o gás amônio, bem como poeira e outros materiais que ela encontra pela frente quando está caindo.
Você também deve estar se perguntando por que não podemos tomar a água da chuva se ela faz tão bem para as plantas. A grama fica tão verde após um período de chuvas, não é mesmo? Se as plantas crescem tão rápido, por que também não podemos beber dessa água?
A explicação para isso é que os vegetais não sofrem tanto com a presença dos poluentes e contaminantes presentes na chuva porque, ao cair no solo, a água é filtrada e só então é absorvida pelas raízes das plantas. Dessa forma, elas absorvem uma água com um grau de pureza bem maior.
As etapas básicas de tratamento a que a água deve ser submetidas são: filtragem (para retirada de material sólido), desinfecção (para a eliminação de microrganismos) e a fluoretação (adição de flúor para evitar cáries).
Publicado por: Diogo Lopes Dias em Química Ambiental
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/agua-chuva-potavel.htm