A diferença entre Água mineral, potável, não potável, tratada

Dez2018

A água é um elemento fundamental para que a vida no planeta Terra seja possível. Apesar disso, apenas uma pequena parcela da água disponível no mundo é adequada para o consumo humano, sendo que o restante possui elevados índices de salinidade, ou apresenta-se sob formas não consumíveis, como congelamento ou em profundidade.

Para que a água possa ser consumida pelos seres humanos, sem que haja problemas em decorrência disso, existem várias formas de tratamento para este importante recurso.

Nem toda água existente é potável, e nem toda água é tratada, sendo que estas, quando consumidas, podem gerar problemas de saúde, como contaminação. Assim, é importante saber a diferença entre os conceitos atribuídos às formas pelas quais a água é apresentada ao consumidor.

·Água potável

Existem vários conceitos atribuídos à água, dentre eles a ideia de potável ou não-potável. Quando a água é potável, isso quer dizer que ela está apta ao consumo humano, sem que haja o risco de contaminação ou de contrair doenças, nem está contaminada por elementos químicos.Assim, uma água potável, é aquela que pode ser consumida tanto por humanos, quanto por animais, sem haver riscos à saúde. Ou seja, é uma água boa para o consumo. Existem algumas concepções aceitas para se caracterizar uma água como potável, sendo eles: a água não pode ter gosto, devendo ser insípida; a água não pode ter cheiro, devendo ser inodora; a água não pode ter cor, devendo ser incolor.

·Água não potável

Deste modo, quando uma água é considerada como não-potável, isso significa que ela não está apta ao consumo humano ou animal, por haver algum tipo de contaminação, que pode ser por elementos químicos, tóxicos, excrementos, terra, dentre outros, o que gera danos à saúde.

 

Água natural

A água natural é aquela encontrada na natureza, em alguma fonte, a qual pode ser consumida pelos seres humanos ou animais, sem que haja necessidade de filtros ou produtos para seu tratamento. No entanto, cabe destacar que para ser potável, deve respeitar os três princípios básicos – insípida, inodora e incolor.

 

 

·Água tratada

Enquanto a água potável tratada é aquela que passa por algum tipo de estação de tratamento, onde são feitos vários processos para eliminação de possíveis agentes de contaminação, como poluentes, microrganismos, impurezas. Por passar pelo tratamento, essa água é mais limpa, porém incide em custos ao consumidor final.

Em relação a água mineral, ela é bastante consumida pela população, porém muitas pessoas não entendem efetivamente qual a diferença entre ela e as demais águas potáveis.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

·Água mineral

A água mineral é aquela que tem origem em fontes naturais, podendo também ser em fontes artificiais, e que possui componentes químicos adicionais, naturais ou artificialmente adicionados. Toda água mineral, neste sentido, possui elementos a mais do que aqueles apresentados pelas demais águas potáveis, são sais, compostos de enxofre e gases, os quais

Referências

» TRATAMENTO de água. Universidade de São Paulo – USP. Disponível em: http://www.usp.br/qambiental/tratamentoAgua.html. Acesso em 08 fev. 2018.

» VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Ática, 2011.

 

 


Fechar

Cadastre-se agora!Receba nossos informes e novidades

Digite seu E-mail:
Digite seu Nome:

ico
sair x

Bem Vindo ao FlexTool

Você está visualizando seu site em modo de edição.

Dica: o ícone representa edição de conteúdo. Clique no ícone caso deseje editar o conteúdo.