Fórum Mundial da Água Recebe Contribuição

Jun2017

Pela primeira vez, evento acontecerá no Hemisfério Sul. “Será o maior encontro sobre água de todos os tempos”, diz secretário executivo.

Mais de 800 pessoas, de diversas partes do mundo, participam até quinta-feira (27/04), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, do 2º Encontro das Partes Interessadas, último evento preparatório para o Fórum Mundial da Água, que será realizado na capital federal, em março de 2018, e acontecerá pela primeira vez em um país do Hemisfério Sul do planeta. 

Durante a abertura do evento, o secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, Marcelo Cruz, informou que o ministério, junto com todos os parceiros, tem se empenhado para “realizar o maior encontro sobre água de todos os tempos”. De acordo com ele, o fórum será uma grande oportunidade para a discussão democrática e a troca de experiência entre os diversos países e entidades. 

“Embora não gere acordos vinculantes, o espaço do fórum é propício ao estabelecimento de compromissos políticos e incentivos às ações. Sua força vem da reunião de todas as partes interessadas nessa agenda, como políticos, gestores, pesquisadores, usuários e sociedade civil”, disse o secretário executivo. 

SOLUÇÕES

Marcelo Cruz destacou que, embora o Brasil seja o maior produtor de água, concentrando 12% de toda água doce do planeta, também tem problemas. “A mudança do clima, o desmatamento e as dificuldades de gestão têm tornado a crise hídrica um mal crônico em boa parte do país”, informou. Diante desse cenário, Marcelo Cruz reforçou que o MMA tem trabalhado em todas as frentes: prevenção, mitigação e adaptação para reverter o quadro. 

Entre as ações e políticas públicas destacadas pelo secretário, estão o Programa Água Doce, que tem como objetivo o estabelecimento de uma política permanente de acesso a água de boa qualidade para o consumo humano; e o Sistema do Cadastro Ambiental Rural (Sicar), ferramenta gerida pelo MMA, por meio do Serviço Florestal Brasileiro, que permite um mapeamento de áreas de preservação permanente e nascentes em todas as propriedades rurais do país. “Tudo que fortalece as florestas é bom para os rios e para o combate à mudança do clima. Esses elementos influenciam mutuamente no ciclo que devemos tornar virtuoso”, disse.

PREOCUPAÇÃO GLOBAL

De acordo com o presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga, a diversidade de pessoas e de organizações representadas no evento revela uma verdade fundamental sobre o tema: “embora a gestão da água esteja predominantemente em uma questão local, as consequências de uma má gestão são uma realidade e uma questão global”, apontou. 

Benedito Braga também disse que o Fórum Mundial da Água não é uma conferência técnica, mas um processo cujo o foco é gerar impacto político. “É um processo onde todos os aspectos sobre a água são considerados, seja num nível político, temático, regional ou cidadão”.

O secretário geral de Meio Ambiente do Ministério de Relações Exteriores, José Antônio Marcondes de Carvalho, acrescentou que tão importante quanto a água será a discussão sobre o assunto antes, durante e depois do fórum. “A água é fundamental para os direitos humanos, para segurança alimentar, para produção de energia e de bens. Então, a água se confunde, efetivamente, com a vida”, declarou.

O FÓRUM

O Fórum Mundial da Água acontece a cada três anos e tem como objetivo aumentar a importância da água na agenda política, além de promover o aprofundamento das discussões, troca de experiências e formulação de propostas concretas para os desafios relacionados aos recursos hídricos.

A organização do 8º Fórum, que acontecerá em março do ano que vem em Brasília, é realizada pelo governo federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente, pelo Governo do Distrito Federal e pelo Conselho Mundial da Água.

(Fonte: veja a matéria inteira em: http://www.jornaldomeioambientesp.com.br/conteudo.php?opcao=not&id=1440)


Fechar

Cadastre-se agora!Receba nossos informes e novidades

Digite seu E-mail:
Digite seu Nome:

ico
sair x

Bem Vindo ao FlexTool

Você está visualizando seu site em modo de edição.

Dica: o ícone representa edição de conteúdo. Clique no ícone caso deseje editar o conteúdo.