Importância da higienização de reservatórios


A higienização e desinfecção de reservatórios que armazenam água potável, popularmente conhecidos como “caixas d’água”, devem ser realizadas periodicamente, sendo essenciais para garantir a qualidade da água consumida. É comum que com o tempo, os reservatórios acumulem resíduos, como folhas, areia e outros detritos, que podem gerar odores, contaminações e proliferação de micro-organismos. Sendo assim, a limpeza desses reservatórios é essencial para garantir a qualidade e potabilidade da água, a seguir são listados alguns pontos importantes sobre a higienização e desinfecção de reservatórios:
 

  • Prevenção de doenças: a água armazenada em reservatórios pode se tornar um ambiente propício para o crescimento de micro-organismos patogênicos, que podem causar problemas de saúde aos seus consumidores. 
  • Manutenção da estrutura do reservatório: incrustações nas paredes e no fundo do reservatório podem ser causadas devido à falta de limpeza, danificando e comprometendo a durabilidade desses reservatórios.
  • Redução de custos: ao realizar a higienização preventiva e periódica do reservatório, é possível evitar problemas maiores que exigiriam reparos mais complexos ou até a substituição do equipamento. 

 

Então qual a periodicidade em que esses reservatórios devem ser higienizados e desinfectados? As normativas vigentes indicam um intervalo de limpeza a cada 6 meses. Porém, se for identificado em um período inferior ao estipulado que o reservatório contenha sujidades ou que possa comprometer a qualidade da água, a higienização deverá ser realizada o mais breve possível.